O que buscar em um fotopolimerizador?

Para que restaurações eficientes e duráveis sejam alcançadas, é imprescindivel que se tenha um fotopolimerizador de excelente qualidade em mãos durante os procedimentos de restauração. É extremamente importante que dentistas examinem cuidadosamente as alegações de diferentes fabricantes durante o processo de escolha do tipo de fotopolimerizador antes de optar pela compra do equipamento, mas esta tarefa nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Para ajudar a esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes que surgem durante o processo de busca e compra pelo equipamento correto, afim de tornar esta escolha mais fácil e clara, decidimos compartilhar algumas dicas de uma das maiores autoridades sobre o assunto, o renomado Prof. Richard Price, professor e pesquisador da Universidade Dalhousie, em Halifax (NS, Canadá), e coordenador do simpósio Internacional de fotopolimerização em Odontologia (International Symposium on Light Curing in Dentistry), realizado anualmente nesta mesma universidade:

1) Será que o fotopolimerizador foi testado independentemente e aprovado para uso em seu país ? - O fotopolimerizador deve possuir o selo "CE".

2) Será que o fotopolimerizador vem com informações referentes a contato para suporte e oferece garantia? Pode ser facilmente desinfectada? É resistente e durável? - O fotopolimerizador tem que ser fácil de limpar e extremamente durável.

3) O fotopolimerizador entrega pelo menos 500 mW/cms2 no modo padrão de polimerização? - Cuidado pois fotopolimerizadores que entregam > 2000 mW/cm2 pedem procedimentos específicos

4) A ponta do fotopolimerizador cobre completamente a maioria de suas restaurações ou requer exposições sobrepostas de luz? - Fotopolimerizador ideal devem oferecer feixe de luz colimado e amplo espectro para polimerização completa e uniforme, sem irradiancia de areas "frias" e "quentes".

Esses são apenas alguns cuidados na hora de escolher o melhor fotopolimerizador, faça sempre essas perguntas e evite desiluções, informe-se com seu fornecedor.