Cuidado com as soluções caseiras

Recentemente uma apresentadora de TV criou polêmica na internet indicando trocar o creme dental por cúrcuma para a higiene bucal.

Receitas como essa são comuns da sabedoria popular. Alguns exemplos dessas crendices são: passar carvão para deixar os dentes mais brancos, mascar chicletes para a limpeza bucal, comer maçã, fazer bochecho com vinagre, entre outras.

A internet é um terreno fértil para que informações das mais diversas se espalhem e muita gente acaba ficando na dúvida se essas receitas caseiras realmente funcionam.

Os profissionais da área, no entanto, dizem que é preciso ter cuidado com essas informações. O uso de algumas substâncias pode até causar problemas no futuro. A cúrcuma, por exemplo, não tem nenhuma comprovação científica de que traz benefícios para a saúde bucal. Além disso, o flúor, na quantidade certa, é necessário para a estrutura dentária.

O flúor ajuda a prevenir as cáries, auxilia no endurecimento do esmalte dos dentes e trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca. "É preciso ter cuidado com as fórmulas milagrosas que aparecem por aí.

Lembre-se de que o cirurgião-dentista é o profissional habilitado para fornecer as orientações corretas.

FONTE: CRO-PR em www.cropr.org.br